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quarta-feira, 29 de junho de 2011

meu artigo de adaptação

 A importância do Acolhimento no Processo de Adaptação e Ensino Aprendizagem
Cristiane Mendonça de Oliveira¹



RESUMO:
O presente artigo, baseado na visão de alguns teóricos, trata da importância da acolhida dos alunos e sua relação no processo de ensino aprendizagem, pois, com o inicio do ano letivo muitas crianças sofrem com a adaptação escolar, por estarem em uma nova turma com uma nova professora ou mesmo em uma nova escola com novos colegas. Minha proposta enquanto educadora foi a de possibilitar aos alunos uma acolhida afetuosa e uma interação social bem sucedida já que ali estão crianças em processo de aprendizagem e necessitam que se criem oportunidades para construção de uma personalidade autônoma, principalmente por se tratar de crianças em processo de alfabetização. O projeto Meu Amigo Tem um Nome foi focado nas relações interpessoais com aulas dinâmicas incluindo brincadeiras e recreações.



DESCRITORES: Adaptação, Aprendizagem, Acolhida, Sociabilização e Projeto.




APRESENTAÇÃO
As aulas iniciaram e junto com ela muita insegurança, medos e dúvidas tanto dos funcionários quanto dos pais e principalmente dos alunos, pois, tudo é novo, a escola, a sala, a professora, e os amigos, uma situação vivenciada a cada etapa escolar da criança, este é um momento muito difícil onde a ansiedade e as incertezas estão visíveis em cada uma e saber lidar com esta situação torna-se um desafio a ser vencido, Strenzel (2000, p.3), afirma que:

Inserção, ingresso, acolhida, não é uma questão de adaptação no sentido de
modulação, que considera a criança como um sujeito passivo que se submete, se acomoda se enquadra a uma dada situação. É um momento fundamental e delicado que não pode ser considerado como simples aceitação de um ambiente desconhecido.

A criança quer se sentir segura, protegida e valorizada por aqueles que a rodeiam e participam do seu cotidiano escolar, por isso, promover uma acolhida agradável é muito importante, por se tratar de um momento único que favorecerá uma boa interação social e se tornará decisivo no processo de ensino aprendizado do educando, segundo VYGOTSKY (1974, 1984), a interação social é origem e motor da aprendizagem e do desenvolvimento intelectual. Todas as funções no desenvolvimento do ser humano aparecem primeiro no nível social (interpessoal), depois, no nível individual (intrapessoal).
É justamente neste momento que o educador tem um papel muito importante como mediador, disponibilizando ferramentas e recursos para que a criança possa mais facilmente interagir no meio em que se encontra favorecendo sua adaptação e levando o aluno a construir ou até mesmo fortalecer sua autonomia frente a situações novas e desafiadoras, possibilitando que os vínculos criados nesse período sejam primordiais para um bom desenvolvimento integral do aluno.
No livro Pedagogia Adventista tópico Espirito cooperativo (2010, p.80) diz:
A bíblia reforça a importância da convivência social. Portanto, o espaço escolar deve proporcionar relações de cooperação como excelente oportunidade para o desenvolvimento contínuo do conhecimento e da formação do caráter.
Ir além de uma mera adaptação, representa educandos satisfeitos e pais aliviados e confiantes de que terão um ano letivo tranquilo, apresentar a realidade de maneira com que a criança não sofra com as mudanças da rotina escolar, foi uma meta a ser alcançada neste ano letivo, assim no sentido de facilitar ou amenizar a complexidade inerente a esse período, foi criado o projeto Meu Amigo Tem um Nome que visa uma recepção fraterna, agradável e valoriza a presença do aluno na escola, e se tratando de uma comunidade de classe média onde pais dispõem menos tempo para seus filhos nesta primeira etapa, buscou – se então promover um ambiente rico em estímulos, uma acolhida fraterna e afetuosa onde a criança possa vivenciar novas experiências expressando sentimentos e emoções livremente capacitando cada qual a progredir gradativamente no processo de ensino aprendizado, além de tratar temas que estão dispostos no currículo escolar.
Sendo assim, o projeto acima citado tem por objetivo principal proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando; Também o de  Desenvolver atividades que permitam que as crianças se conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;
Estabelecer uma comunicação aberta entre alunos e professora facilitando a construção de regras de convivência, além de desenvolver no educando
Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades.  Proporcionar a adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola também o
reconhecimento dos espaços que são de seu uso e promover hábitos de autonomia com seus pertences.
No entanto para alcançar estes objetivos foram propostas atividades lúdicas como a roda da novidade, momento estrela e meu amigo meu companheiro. Na competência curricular em especifico na área de língua portuguesa desenvolveu –se  a linguagem oral por meio de conversas relatos e vivencia e narração de fatos ocorrido nas férias, além de nomear a professora, os funcionários e os colegas. Também a linguagem escrita, através do reconhecimento da escrita do próprio nome e do colega através do crachá e lista de nomes e a pseudoleitura das regras de convivência. Na linguagem matemática trabalhou-se orientação espacial, localização, contagem oral e quantidade além da leitura do calendário. Em ciências trabalhou-se o desenvolvimento humano, características das pessoas, dos animais e seus nomes. Em história/geografia trabalhou-se questões como minha história, documentos pessoais e a importância do nome e sobrenome na história da minha vida.
Foram propostas atividades diversificadas ora lúdicas como momento estrela onde eram cantada músicas que favoreciam o contato com os  colegas e a interação com os mesmos, a roda da novidade era o momento onde cada educando sentado em um circulo se apresentava estando livre para falar de si coisa da qual achava que seria importante que todos soubessem, uma excursão pela escola onde o aluno teve a oportunidade de conhecer melhor as dependências da escola e saber o limite de acesso a determinados locais com paradas previstas na fazendinha e parquinho, foi oportunizado também o tema meu amigo meu companheiro onde cada dia uma criança deveria escolher um colega para ser seu companheiro de brincadeiras e descobertas inclusive em momentos de atividades curriculares em sala e neste ínterim também foram propostas atividades que compõem o currículo escolar como a identificação do seu  nome circulando as letras do alfabeto, com o auxilio do crachá escrever o próprio nome  e o do colega que o aluno escolheu para lhe acompanhar naquele dia no espaço que foi indicado previamente e quantas letras possuía o nome, trabalhou-se também a história do nome e em seguida ampliou-se para os animais onde foi apresentado a história da criação. Seguindo com o conteúdo “os animais também tem nome,” foi trabalhado com os alunos os respectivos animais preferencialmente aqueles que residem na fazendinha da escola e a cada dia neste tema a turma visitava o local e ali, descobria-se curiosidades sobre o animal estudado. Também foi trabalhadas quantidades de animais e preferencias, demonstrado em sala de aula com um gráfico construído coletivamente. Foram propostas atividades de pesquisa sobre a gestação de cada um, onde o aluno deveria trazer um pertence que representasse a sua história, uma roupa preferida ou um ultrassom da gestação e depois do nascimento foram estabelecidas condições para que os educandos realizassem a descoberta dos documentos pessoais e a sua importância para tornar cada qual um cidadão.
Com isso foi despertado no aluno o trabalho em equipe o respeito para com a professora e os colegas de sala suas opiniões e vontades, estimulou também o educando a ser amigo de todos sem distinção, despertou o cuidado para com os animais e também estar sempre disposto a ajudar quem precisa.
No livro pedagogia Adventista tópico construção e manutenção de relacionamentos saudáveis (2010,p.61) diz:
A habilidade de relacionar-se harmoniosamente, sendo capaz de trabalhar em equipe, favorecer o espirito cooperativo, os laços fraternos e o respeito diante das diferenças, bem como tornar iniciativas de acordo com princípios bíblico-cristão.
Ellen White (Ed, p. 241) também diz:
“A essência da verdadeira polidez é a consideração para com os outros. A educação essencial e duradoura é a que alarga a simpatia, favorece a afabilidade universal”.
E ao final deste projeto a turma do primeiro ano encontrava-se com a totalidade de 99% dos alunos integrados a realidade, rotina e regas que regem a sala, com exceção de um aluno especial que ainda encontrava-se em processo de adaptação por necessitar de um período maior para a finalização desta etapa. Todo este trabalho gerou resultados positivos no processo de ensino aprendizado, pois conto hoje com 66,6% dos alunos no nível alfabético no primeiro semestre, ou seja, apenas oito alunos ainda não adquiriram a leitura estando ainda em processo de alfabetização. Garantir uma boa adaptação é também garantir um bom aprendizado e o mais importante, sem sair do foco que é os princípios bíblico-cristão.

"Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi o tipo de
casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas
vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na
vida de uma criança" Anônimo

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